4 minutos OKR (sigla p/ “Objectives and Key Results”, ou “Objetivos e Resultados-Chave”) é um sistema de definição de metas usado por grandes empresas, como Google, Spotify, LinkedIn e outras. É uma abordagem simples para criar alinhamento de todas as equipes e envolvimento em torno de metas mensuráveis e ambiciosas. E qual é a grande diferença entre os métodos tradicionais de planejamento e o OKR? OKRs geralmente são trimestralmente definidos, rastreados e reavaliados. O OKR é um processo de cadência rápida e simples que Continue lendo

4 minutos No post anterior, começamos a mostrar o porquê de haver uma distância tão grande entre os estrategistas – que pensam no negócio como um todo, na estratégia muitas vezes além da atividade normal da empresa – e dos implementadores, que geralmente sentem dificuldade em pensar além de seus papéis na organização. Leitura indicada: Seria a execução o lugar onde boas estratégias vão para morrer? – Parte I E como resolver essa lacuna? Conforme dissemos no post anterior, para isso, é necessário vencer Continue lendo

5 minutos Líderes e gestores enfrentam situações complexas e incertas todos os dias: como serão as vendas no próximo ano? O nosso novo produto será bem-sucedido? O que a competição vai trazer de novidade? Mas as circunstâncias mais desafiadoras são, na maioria das vezes, completamente inesperadas, porque nunca soubemos onde procurá-las. São as famosas “incógnitas desconhecidas”. Leitura recomendada: Como encontrar a “bala de prata” para o problema de minha empresa? Dorie Clark, autor do livro Entrepreneurial You (“Você Empreendedor”, em tradução livre), conta em Continue lendo

3 minutos Empresas nascem e morrem o tempo todo. Algumas conseguem alcançar seus objetivos iniciais muito mais rapidamente e gastando muito menos do que se imaginava inicialmente. Outras morrem antes mesmo de sequer chegar perto de seu objetivo, arrastando-se por anos à fio e consumindo uma quantia inacreditável de dinheiro. A essas empresas que atingiram seus objetivos iniciais muito rapidamente e com o uso de poucos recursos, geralmente atribui-se esse sucesso todo a uma “sacada”, aquela ação ou ideia “genial” que mudou o rumo Continue lendo

5 minutos “Como eu encontro meu propósito?” Essa é uma pergunta que todos nós já nos fizemos ao menos uma vez na vida – ou, pelo menos, deveríamos ter feito. Todos estamos constantemente procurando nosso propósito. A maioria de nós sente que nunca o encontramos, o perdemos ou, de alguma forma, estamos ficando muito aquém dele. Leitura recomendada: Pre-mortem: saiba o que é e como funciona para aplicar em sua empresa? Mas, em meio a toda essa angústia, sofremos também com equívocos fundamentais sobre Continue lendo

3 minutos Projetos falham. Vários por dia, em todos os lugares do mundo, em uma velocidade espetacular, e pelos mais variados motivos. Uma das razões é que muitas pessoas ficam relutantes em falar sobre seu projeto para outras pessoas durante a fase de planejamento. A fase mais importante de todas. Ao tornar seguro para pessoas com o pensamento diferente do seu apontar as falhas no seu projeto, você aumenta em muito as chances de sucesso desse seu projeto. Leitura recomendada: A Economia Comportamental pode Continue lendo