3 minutos No último post, mostramos o modus operandi de uma pesquisa da Harvard Business Review, que buscava identificar quais são as principais características de um time “resolvedor de problemas”. Para isso, foi solicitado a 150 executivos seniores de diferentes empresas no mundo todo para que avaliassem suas organizações em termos de diversidade cognitiva, segurança psicológica e até que ponto consideram sua organização capaz de antecipar e responder a desafios e oportunidades, ou seja, sua adaptabilidade. Depois disso, que escolhessem cinco palavras (de uma Continue lendo

3 minutos Vamos imaginar a seguinte situação: você é uma mosca que está na parede em um centro de treinamento corporativo, onde uma equipe de gestão formada por 12 pessoas está participando de uma sessão sobre execução de estratégias. A equipe está no meio da sala, tentando resolver um problema novo, incerto e complexo. Os facilitadores observam, e o exercício segue seu caminho usual. De repente, um membro mais jovem da equipe levanta a mão e exclama: “acho que sei o que devemos fazer!” Continue lendo

4 minutos Por muito tempo, os modelos de liderança se basearam em lemas como “um deve liderar, e os outros, obedecer”. Esse tipo de modelo foca em uma única pessoa, com empresas tendo hierarquias rígidas. A partir dos anos 1970, no entanto, o contexto econômico passou a mudar, e a transformar o conceito de líderes singulares e absolutos em um de liderança compartilhada. Anderson Sant’Anna, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança da Fundação Dom Cabral, citado no artigo de Abílio Diniz Continue lendo

5 minutos A mudança nunca vem a partir de uma jornada fácil. Fácil, porém, é ficar preso em uma rotina, mesmo que ela não funcione mais tão bem assim. Afinal de contas, rotinas se toram rotinas porque já funcionaram no passado. Para acompanhar o ritmo acelerado e em constante evolução dos negócios, a mudança é necessária. E é hora de você fazer uma bem grande, principalmente se seus Key Performance Indicators (KPIs) estiverem um pouco obsoletos. Durante anos, os KPIs têm sido a palavra Continue lendo

4 minutos Você alguma vez em sua vida já saiu de uma reunião sem saber o que fazer a seguir? Ou passou semanas debruçado em cima de um planejamento, e descobriu depois que a direção que a sua empresa está tomando não mais comporta aquilo em que você estava planejando? Isso se chama “falha de comunicação”. Leitura recomendada: Suporte ao cliente: 6 métricas e KPIs para melhorar o autoatendimento Um líder que não consegue definir expectativas terá uma equipe em caos. Prazos serão perdidos. Continue lendo

5 minutos Vamos imaginar o seguinte cenário: sua equipe de marketing está trabalhando em uma nova campanha de geração de leads, e para isso, você precisa de dados vindos do departamento comercial. Você define um prazo para quando precisa dessas informações. Esse prazo chega, e o departamento comercial ainda não passou nada pra você. Mas você tem mais coisas pra fazer, então você segue em frente, com outras tarefas. O gerente comercial chega pra sua equipe e diz “hey, não esqueci de você, só Continue lendo

8 minutos Quanto mais esforço for exigido de um cliente ao fazer uma compra, maior será o risco de sua execução, ou seja, cancelar sua assinatura ou não fazer uma compra repetida. A Forrester descobriu que 77% dos clientes dizem que “avaliar o tempo deles é a coisa mais importante que uma empresa pode fazer para oferecer um bom serviço de atendimento ao cliente. Se esses clientes não recebem o serviço que eles sentem que merecem, 55% dos clientes são muito feliz em abandonar Continue lendo

7 minutos A palavra “transparência” quase parece uma espécie de poeira de duende mágico que pode fazer tudo melhor simplesmente dizendo isso. Oferta transparente. Preços transparentes. Cultura transparente. É fácil relaxar, mas o que significa realmente? Uma questão ainda melhor, isso importa? Por que “ser transparente” é um grande negócio nos negócios? Primeiro, vamos começar com uma definição simples. O que é transparência? A transparência é a condição de ser fácil de perceber ou detectar. Duas observações rápidas: 1. A transparência é uma condição. Continue lendo

5 minutos Imagine o que aconteceria se os membros de uma equipe de remo estavam tentando seguir uma direção diferente. Resultaria no caos completo. A energia seria desperdiçada, os membros da equipe ficariam frustrados e o barco ainda poderia virar. O mesmo acontece nos negócios quando as empresas não possuem objetivos claramente definidos, comunicados e rastreados. O talento e os recursos são desperdiçados, os membros da equipe ficam frustrados (ou simplesmente deixam), e o negócio em última instância corre o risco de dobrar. Mas Continue lendo

6 minutos Por que as pessoas compram o que você está vendendo? Ser capaz de responder a esta pergunta é fundamental para tomar decisões sensatas sobre como você melhora a sua empresa. Se você realmente entende por que seus clientes compram o que você está oferecendo, então você tem uma chance muito melhor de descobrir como obter mais deles, vender mais para aqueles que você já possui e, em última instância, crescer seu negócio. Leitura recomendada: Como definir metas de negócios desafiadoras, mas realistas Continue lendo