CapivaraJS um framework 100% brasileiro

Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba sobre o framework brasileiro CapivaraJS que vem sendo desenvolvido.

CapivaraJS um framework 100% brasileiro

Fala pessoal! Meu nome é Mateus Miranda e sou desenvolvedor Full Stack.

Vou contar um pouco sobre um framework que eu estou colaborando. Espero que eu possa ajudar outros devs a tomar boas decisões no momento da componetização de suas aplicações.

Quando falamos em Framework de desenvolvimento de componentes, logo lembramos de alguns famosos, mas será que só tem espaço para eles no mercado?

Será que uma comunidade brasileira tem capacidade para desenvolver algo de qualidade, com uma proposta diferente e que desenvolvedores pelo mundo possam confiar?

Atualmente existe no Brasil, mais precisamente em Maringá/PR, um grupo de desenvolvedores deu início a criação de um Framework.

O CapivaraJS nasceu com a intenção de deixar os componentes mais independentes de tecnologias do mercado, tais como Angular, ReactJS, Vue.js, entre outros.

É importante citar que o objetivo do CapivaraJS não é competir e sim complementar essas tecnologias.

Facilidades do CapivaraJS

Sua forma de trabalho é bastante simples, tem uma sintaxe muito parecida com o que já existe, e isso é uma grande vantagem, pois o desenvolvedor terá uma aprendizagem exponencial.

Uma das facilidades que ele oferece é o gerador, que automatiza a estruturação básica na criação de componentes, com isso o desenvolvedor se dedica ao que realmente interessa.

Outro ponto possitivo é que todos os componentes criados pelo gerador são escritos em TypeScript, isso ajuda a deixar o código mais limpo e também na validação de erros de sintaxe.

Trazendo para o mundo real

Falar que existe um framework que te possibilita criar componentes híbridos e que os mesmos são 100% compatíveis com outros frameworks do mercado, parece ser uma ideia legal, porém não há nada melhor do que ver isso acontecendo na prática, não é mesmo?

Para isso juntamos 3 desenvolvedores, cada um tem seu conhecimento em determinada tecnologia, o objetivo é fazer um componente que funcione nos três frameworks mais comum do mercado.

Abaixo os links com os exemplos:

I – Exemplo com AngularJS: https://jsfiddle.net/mdcqf6v1/25/

II – Exemplo com Vue.JS: https://jsfiddle.net/L5ya1t24/1/

III – Exemplo com ReactJS: https://jsfiddle.net/3ntfpnyh/14/

O primeiro exemplo foi escrito por mim, o segundo exemplo foi feito por um dos colaboradores do CapivaraJS, o jcanabarro e o último exemplo criado por Alfredo Peres, um grande amigo.

Da mesma forma que nos aventuramos a desenvolver e romper várias barreiras, gostaríamos que mais pessoas se unissem a nós neste projeto.

Acesse CapivaraJS e venha fazer parte da nossa comunidade.

FONTE: eu sou dev

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *