O que a Colaboração pode trazer à sua empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando a Colaboração entra na mente de uma organização inteira, surgem benefícios gigantescos em todos os níveis hierárquicos.

Incluindo: funcionários mais engajados, atração e retenção de talentos, entregas mais rápidas e maior lucratividade.

Mas esses não são os únicos benefícios da Colaboração. Uma Cultura Colaborativa, no mundo de hoje, é justamente o elemento mais potente para a sobrevivência de uma empresa.

Leitura recomendada
Motivação: descubra aqui o que fazer para manter a positividade

Falaremos sobre os onze principais benefícios da Colaboração dentro de uma organização.

1. Maior flexibilidade da empresa

Quando a Colaboração aumenta, aumenta também a habilidade da empresa de lidar com mudanças repentinas.

Trabalho em equipe torna mais fácil pivotar quando as preferências dos clientes mudam ou quando tecnologias disruptivas entram em cena.

De fato, trabalho em equipe e Colaboração são as fundações para metodologias de trabalho como Agile e Scrum, que permitem times serem mais flexíveis e responsivos.

2. Funcionários engajados

Infelizmente, uma grande parcela das pessoas que fazem parte do mercado de trabalho não é engajada com a empresa que trabalha.

Portanto, se você, no papel de gestor, não trabalhar proativamente no engajamento de seus colaboradores, sua empresa está fadada ao insucesso.

Uma das melhores maneiras de conseguir engajar seus funcionários é melhorando o trabalho em equipe, que constrói o espírito de camaradagem em seus times.

Quando a Colaboração se espalha, torna os funcionários muito mais engajados, ansiosos para receberem novos projetos.

E que encaram mudanças não como um fardo, mas como um desafio que os elevará a um outro nível profissional.

3. Funcionários mais saudáveis

Como um bom trabalho em equipe pode melhorar a saúde de meus funcionários, você pode estar se perguntando.

De acordo com uma matéria da revista Harvard Business Review – revista mantida pela academia de negócios de Harvard – se você realmente quer melhorar o bem-estar de todos, crie então uma cultura embasada em valores.

Quando você trata seus funcionários como pessoas, e não como engrenagens em uma máquina, e garante que seus gestores foquem em interações positivas, você pode então dizer adeus aos elevados níveis de stress que, invariavelmente, levam a péssimas condições de saúde.

Muitos estudos apontam a ineficiência de programas de saúde e bem-estar forçados aos funcionários.

Porque então não melhorar a cultura de sua empresa para uma cultura mais colaborativa e embasada nas interações humanas positivas?

4. Reuniões mais produtivas

Times colaborativos resultam em reuniões mais eficientes. Com trabalho em equipe enriquecendo a cultura corporativa, funcionários precisam de menos reuniões.

Visto que eles completam suas tarefas e usam ferramentas para documentar o progresso do trabalho, ou delegam trabalhos a ser feitos, por conta própria.

E quando as reuniões são realmente necessárias, o compartilhamento de informações é mais proativo, mais engajado.

5. Maior atratividade para grandes talentos

Colaboração dá à sua empresa uma vantagem competitiva enorme quando o assunto é atrair grandes talentos.

Pessoas altamente motivadas em busca de uma colocação no mercado de trabalho geralmente querem trabalhar para pessoas que elas respeitam.

E que eles sentem que possam ser capazes de aprender com a convivência com estas.

De acordo com uma pesquisa feita com millennials no mercado de trabalho, conduzida pela PwC – uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para todo tipo de empresas e no mundo inteiro – “millennials buscam oportunidades para se engajar, interagir e aprender com seu gestor sênior.

Leitura recomendada: Gerenciando “millennials” e deles extraindo seu melhor

Se você já tem uma cultura colaborativa preparada em sua empresa, você tem a base para atrair grandes talentos – especialmente das gerações mais novas.

6. Aceleração na entrega de novos produtos

Com uma cultura colaborativa, você ganha a habilidade de levar mais rapidamente novos produtos ao mercado.

Trabalho em equipe e comunicação aceleram todo o processo e torna mais fácil produzir o que for. Como resultado, a habilidade da empresa inteira de se criar valor é acelerada.

7. Um aumento significativo nas taxas de retenção

Por que alguém sairia de uma empresa em que o trabalho é realizador, se as pessoas com quem se trabalha junto são generosos e engajados no espírito da equipe, e se esse alguém está recebendo o reconhecimento que merecem e almejam?

Não que a Colaboração vá automaticamente levar a tudo isso, mas ela com certeza cria a base para que se crie uma cultura assim no ambiente de trabalho.

E é essa cultura que mantém as pessoas leais e comprometidas com sua empresa.

8. Ideias inovadoras

Claro, a Colaboração não é e nunca será fácil. Junto com o aumento da produtividade, ela aumenta também a fricção entre pessoas.

Mas até mesmo essa fricção entre personalidades conflitantes e estilos de trabalho tem seu ponto positivo…isso gera ideias dinâmicas e inovadoras.

E sem essas ideias novas e vibrantes, sua empresa morre de uma maneira medíocre. Quer um exemplo claro e famoso disso? O Yahoo!.

9. Um alinhamento melhor com os stakeholders

Quando você fala sobre Colaboração, uma boa ideia é focar especialmente na Colaboração externa, com parceiros, clientes, acionistas e vendedores – os stakeholders a quem seu projeto, produto ou serviço afetam diretamente.

Se você conseguir levantar o feedback deles e inserir esse feedback em seu processo de desenvolvimento de produto, então você terá um alinhamento melhor com as verdadeiras necessidades dos clientes.

Isso lhe trará muito mais sucesso.

10. Melhoria da produtividade individual

De acordo com um estudo feito pela McKinsey & Company, uma multinacional atuante na área de consultoria, implantar processos e ferramentas colaborativas aumentam a produtividade individual em empresas de software em aproximadamente 25%.

O mesmo percentual foi calculado pela Xilinx, uma indústria de chips da California, ao medir a produtividade individual de seus engenheiros.

Quando o time usa processos e ferramentas que tornam o trabalho em equipe e a comunicação mais eficientes, os objetivos individuais de cada funcionário é alcançado mais facilmente, com maior qualidade.

11. Aumento de lucratividade

E claro, esse é o principal benefício da Colaboração.

Porque depois que você contratou todos os gênios superstars, depois de ter criado uma cultura digna de suas habilidades, eles passarão a trabalhar gerando todas aquelas ideias inovadoras que irão alavancar sua empresa e trazer dinheiro para o caixa.

Todo mundo feliz.

Parece simplista demais? Talvez. Mas não é incomum que as grandes sacadas estejam escondidas por trás das ideias mais simples.

Uber, AirBNB, Amazon, e muitas outras empresas estão aí para provar isso para nós.

Mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *