Como priorizar ações de marketing quando tudo é prioritário?

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Quando você trabalha com marketing, tem uma coisa que você aprende muito rápido: sempre há mais trabalho a ser feito.

Novos trabalhos aparecem todos os dias, e as campanhas de alta prioridade são substituídas por iniciativas urgentes que precisam ser feitas o mais rápido possível.

Além disso, existem janelas de oportunidade que passam rápido feito um tiro, então você precisa martelar o ferro enquanto ele ainda está quente, senão já era!

Ser reativo sempre é muito cansativo, e é difícil organizar corretamente suas prioridades quando tudo é urgente, tudo é crítico.

Está gritando por socorro já? Eu estou!

Mas calma lá, existem algumas estratégias para melhorar essa situação!

Vamos lá?

Separe os projetos a serem feitos e os projetos “algum dia”

Para obter uma lista viável de campanhas e iniciativas para priorizar, o primeiro passo é restringir seu foco.

Mova os projetos “algum dia” e ideias vagamente definidas para uma lista a parte em sua ferramenta de gerenciamento de trabalho para que você não os perca de vista, mas que eles também não sobrecarregam seu cérebro e nublem suas prioridades atuais.

Mas, novamente, não esqueça essa lista, visite-a ao menos uma vez a cada quinzena, para ver quais ações que ali estão que podem virar uma ideia sólida no próximo ciclo.

Compreenda seus objetivos

Saber exatamente o que você quer realizar é essencial para entender quais projetos o ajudarão a chegar lá.

Em vez de reagir às campanhas concorrentes ou seguindo as mesmas estratégias em que você confiou há anos, dê uma boa olhada nos OKRs e objetivos estratégicos da sua empresa.

Quais campanhas ajudarão sua equipe a alcançar as metas?

Corte ou adie os projetos que não se correlacionem diretamente com esses objetivos.

Entenda o seu ROI

Roi do marketing

Para tomar decisões inteligentes, você como profissional de marketing precisa compreender, além dos objetivos de sua empresa, os recursos que a mesma provê – tanto financeiros quanto humanos.

Assim você saberá quais campanhas priorizar e evitar que sua equipe fique sobrecarregada a ponto de não ser capaz de fazer o melhor trabalho possível.
Por isso, tudo se resume às respostas para essas questões:
* Qual será a receita que o projeto gerará para a empresa?
* Quais são os custos envolvidos nesse projeto?
* Quais recursos são necessários em termos de dedicação de tempo para a equipe criativa?
* Que equipamentos vamos utilizar, e qual o custo da utilização desse equipamento (gasolina, diesel, etc.)?
* Quais outros projetos terão de ser adiados para que o prazo seja cumprido?
* Quais são os riscos envolvidos na execução desse projeto?

Use métricas e dados para definir prioridades

Você pode “etiquetar” projetos com base em diferentes critérios: público-alvo, horas projetadas, efeito esperado no negócio, entre outros.

E, em seguida, use esses valores para calcular uma pontuação de prioridade para cada projeto.

Mais pontos = maior prioridade.

Por exemplo, uma campanha que atenda ao seu cliente ideal A, com um prazo de 3 semanas, que exige 15 horas de trabalho, obterá mais pontos e será dada maior prioridade do que um projeto que atenda ao cliente B, seria lançado em 6 semanas, e requer apenas 6 horas de trabalho.

Aqui está um exemplo de quadro de classificação de prioridade de marketing em uma folha do Google que você pode fazer uma cópia e usar para marcar suas próprias campanhas.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SFI98d9WqUykFKg9XmpWWklSrGBS9ueK-qZT_Fq_3m8/edit?usp=sharing

Definir um prazo

Mesmo uma vez que você tenha todas as informações relevantes, é muito comum que surjam no processo discussões, análises e reavaliações, até que você esteja paralisado por uma análise excessiva.

Em vez disso, ajuste um cronômetro e dê a sua equipe 20 minutos para tomar uma decisão sobre a importância do projeto.

Você será forçado a olhar apenas os fatos-chave e realmente tomar uma decisão concreta sobre a posição da campanha em questão entre suas prioridades atuais e como ela promove os objetivos organizacionais.

Deixe sua equipe à par das principais prioridades

Ao combinar essas estratégias de priorização de campanha com uma ferramenta de gerenciamento de trabalho e colaboração, bem como dashboards de gestão como os da Gumga, você poderá identificar iniciativas de marketing que promovam sua estratégia de negócios, fazer com que sua equipe colabore de forma eficiente nos projetos mais importantes e analisar o impacto de cada campanha no seu planejamento!

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