Como evitar erros de marketing que novas empresas cometem

Tempo de leitura: 6 minutos

Há inúmeros riscos envolvidos em se iniciar um novo negócio, e muitas coisas para serem feitas, então é compreensível quando algo “passa batido”.

Infelizmente, o marketing é uma área que muitos dos proprietários de novas empresas negligenciam, ou tratam como algo “a ser feito depois”.

Leitura recomendada: 3 erros que você pode evitar para encontrar o seu propósito maior

Desenvolver uma estratégia de marketing é tão importante quanto criar um orçamento.

É um elemento-chave no crescimento de uma base de clientes e da geração de receita. Este não é um processo simples, e erros são cometidos muitas vezes.

A seguir vamos abordar alguns dos erros de marketing mais comuns, bem como evitá-los:

Incompreensão do público

Você pode achar que sabe quem é seu público, mas sem pesquisas de mercado adequadas, você jamais saberá com certeza.

E se você estiver errado, seu negócio corre o risco de falir – não há segundas chances!

Seu público-alvo é a base não apenas da sua campanha de marketing, mas de quase todas as decisões relativas ao seu negócio.

Mais importante ainda, ele irá dizer se há a necessidade de seu produto ou serviço em primeiro lugar.

Existem várias maneiras de conduzir sua pesquisa de mercado.

Pode ser tão simples como uma pesquisa de clientes em seu site.

Ou, dependendo do orçamento, você pode contratar uma empresa para realizar a pesquisa e examinar os resultados com você.

Branding inconsistente

Sendo uma empresa nova, você deve trabalhar para ter uma marca consistente, em todos os seus materiais de comunicação.

Isso ajuda as pessoas a reconhecer seu negócio e passam à sua marca um ar de confiável.

Quando um cliente vê a logo de sua empresa, um esquema de cores padrão ou outros elementos da marca, traz à mente as características que associam ao seu negócio.

Seja a qualidade do produto ou o serviço ao cliente. Acredite, isso cria confiança.

Como a “cara” da sua marca, seu logotipo provavelmente será a parte mais onipresente do seu marketing, do seu site e mídias sociais para a sua sinalização e cartões de visita.

Trabalhe com um especialista para certificar-se de que seu logotipo fica bem em todos os meios.

Pois, às vezes, ele pode parecer distorcido em tamanhos extremamente grandes ou pequenos.

Mídias pagas

Ferramentas de marketing

Ferramentas como o Google AdWords são fantásticas e trazem grandes resultados à novos negócios, mas é necessário fazer tudo da forma correta, caso contrário, você estará dando um tiro no pé.

Os termos em que seus anúncios estão configurados para aparecer, são realmente termos relevantes para seu público-alvo?

Fará com que eles cliquem em seu anúncio, tendo chances reais de conversão?

Dependendo do segmento, palavras-chave podem custar até R$ 40,00 o clique, o que inviabiliza muito um investimento necessário para se ter escala.

Não tente fazer uma estratégia de “Ads” por conta, contrate um profissional que entenda do assunto.

O investimento, no fim das contas, vai ser bem menor, e o retorno bem maior.

Falamos anteriormente sobre um erro muito comum em novas empresas, que é negligenciar os investimentos com Marketing.

Claro, um empreendedor grande parte das vezes precisa matar mais do que um leão por dia, e outros investimentos – estoque, infraestrutura, contratação, etc. – sugam praticamente todos os recursos que ele conseguiu reunir para montar a empresa.

Mas sem um investimento em Marketing, todo esse investimento prévio pode ir para o ralo, mais rapidamente do que você imagina!

Por isso, aqui estamos levantando quais são os erros de marketing mais cometidos em novas empresas e o que fazer para evitá-los. Vamos lá?

Ignorar o Marketing Offline

Ninguém discute mais a importância do marketing digital, e como a internet impactou a vida das pessoas.

São muitas as pessoas que buscam por informações na web, mas, acredite, ainda não é o caso de todos.

Não aliene parte de sua audiência atendendo apenas a um mercado online.

Embora a geração mais nova esteja muito confortável com a publicidade online e encontrando informações na web, as gerações mais antigas não têm a mesma confiança na web do que com material impresso.

Dependendo do orçamento, você pode usar mala direta, alugar um outdoor ou colocar anúncios no jornal local.

Todas as suas técnicas de marketing offline ainda podem gerar tráfego para seus recursos online se você incluir uma URL do site (por exemplo: escrever “www.meusite.com.br” na parte inferior de um outdoor).

Muitos clientes vão querer fazer mais pesquisas sobre seus produtos ou serviços online antes de entrar em contato com você, por isso é importante que seu marketing online e offline funcione bem juntos.

Oferecer conteúdo errado

Conteúdo errado de marketing

O marketing de conteúdo pode ser benéfico para sua empresa, se feito corretamente.

Você precisa garantir que as informações contidas no seu blog sejam verdadeiramente úteis.

Quais recursos seriam úteis aos clientes? Quais perguntas eles estão perguntando sobre seu segmento de mercado?

Mais uma vez, uma pesquisa de mercado será útil.

Dê aos seus clientes o que eles precisam.

Não preencha seu blog com artigos autopromocionais e comentários de seus próprios produtos.

As pessoas saberão que você não é autêntico e irão ignorar seu blog.

Ao invés disso, publique artigos úteis, que eduquem seu mercado.

Estabeleça-se como um especialista no seu segmento.

Embora seja importante publicar de forma consistente, também é importante lembrar: qualidade ao invés de quantidade.

Lembre-se de compartilhar seu conteúdo em mídias sociais.

Não esqueça de incluir imagens personalizadas, use cores ousadas e quentes para capturar a atenção das pessoas.

Muitas mídias sociais

Sim, é importante ter páginas de redes sociais para o seu negócio, mas certifique-se de que valem o tempo e o esforço.

Para desenvolver uma presença em todas as plataformas, você vai gastar recursos e, sem uma equipe para tal, a qualidade das suas postagens cairá.

Use sua pesquisa de mercado para determinar quais duas ou três plataformas funcionam melhor para sua empresa.

Desenvolva uma estratégia de mídia social somente para essas plataformas e trabalhe a partir daí.

Certifique-se de ter tempo para comprometer-se a criar postagens e se envolver com clientes em cada uma delas.

Como cada plataforma compartilha informações de forma diferente, é importante personalizar as mensagens de acordo.

Você não pode cortar e colar a mesma mensagem em cada site.

É preguiçoso, e seus clientes notarão.

Em vez disso, encontre uma nova maneira de comunicar seu conteúdo que seja adequado para a plataforma na qual você está postando.

Desenvolver uma estratégia de marketing não é fácil, muitos elementos entram em jogo.

Que plataformas de mídia social usar?

Quantos cartões de visita pedir?

Qual será o seu próximo tópico no blog?

Você precisa garantir que você tenha o tempo e os recursos necessários para se comprometer com cada tática – tudo enquanto mantém-se dentro do orçamento.

Às vezes, é uma questão de tentativa e erro para descobrir o que funciona e o que não, e erros acontecem.

Mas o sucesso vale o esforço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *