Como superar os conflitos dentro de equipes de TI

Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse post você vamos falar sobre um assunto muito comum dentro das empresas de software, que é os conflitos dentro das equipes de TI.

Via Runrunit

É provável que você já saiba muito bem da importância de ter uma equipe trabalhando em harmonia.

Também sabe que é evidente, onde têm pessoas, têm conflitos.

Em ambientes onde se faz necessária a entrega contínua, o que é o caso de empresas de TI, esse assunto precisa sim ser levado muito em consideração.

Totalmente engajados e totalmente desengajados ao mesmo tempo

equipes de TI

Em equipe de TI é extremamente comum, pessoas com o perfil de serem muito engajadas com a inovação.

Porém essas também geralmente são totalmente desconectadas das outras áreas da empresa.

Geralmente há muito pouco ou nenhum diálogo entre a equipe de TI e as outras áreas da empresa.

Dica de leitura: Como empresas de software podem corrigir e previnir erros com mais velocidade.

Um gestor de produto pode ajudar as equipe de TI

gestor de produto

Segunda o pessoal do Guia da Startup, um gestor de produto pode ajudar nessa situação.

Além de ficar responsável por todos os objetivos estratégicos e experiência do usuário (função originada no movimento DevOps), o gestor de produto fica responsável para construir uma ponte entre as equipes de TI e as outras áreas da empresa.

Responsabilidades desse gestor

responsabilidades de um gestor

 

• Levantar as demandas que as outras áreas da empresa tem para as equipes de TI, identificando soluções para eventuais conflitos;

• Comunicar aos clientes caso essas demandas causem algum impacto à eles;

• Organizar as prioridades da implementação;

• Avisar todas as áreas da empresa sobre as novas implementações das equipes de TI e o impactor que essas mudanças causará.

Gerenciando os conflitos das equipes de TI

discutindo problemas

Vale lembrar que não existe apenas a falta de comunicação entre a TI com os demais departamentos da empresa.

Dentro das próprias equipes de TI existem conflitos.

Usando o lado humano

usando o lado humano

1). Sempre seja motivo de bom exemplo para todos.
Você que está lendo esse artigo provavelmente tem uma imagem com muito peso para a equipe.

2). Seja flexível
Dentro do universo de uma empresa, ser inflexível só vai levar à discussões.

3). Se coloque no lugar dos outros
Eu sei que essa é uma tarefa bem difícil, porém o resultado dela é extremamente impactante.

Fazendo-a você consegue entender o que motiva a pessoa a ter certa atitude que julgamos inadequada.

Isso também demonstrará que você está preocupado com com as questões das outras pessoas.

4). Ouça sempre todos os lados
Ouça todos os envolvidos antes de tomar qualquer decisão.

Chame os envolvidos para uma conversa, em um primeiro momento, separada e depois em conjunto.

Padronize a comunicação

padronize a comunicacao

Como um dos principais causadores de conflitos é a falta de comunicação ou a comunição com ruídos, é muito importante que você padronize a ferramenta de comunicação.

Evite ferramentas informais como Whatsapp e Facebook.

Escolha uma boa ferramenta e a torne oficial.

Adoramos o Slack

E também a Runrunit que além de ser uma ferramenta de comunicação é um gerenciador de tarefas.

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