Estar nas redes sociais me garante uma boa presença digital?

Tempo de leitura: 3 minutos

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Snapchat, Tumblr. Estas são algumas das mídias sociais que dispomos atualmente.

Trata-se de uma pequena amostra frente às inúmeras opções que existem.

Justamente por haver tantas opções, as marcas acabam se perdendo e nem sempre os resultados são positivos.

Isso ocorre porque, ao distribuir seu tempo e esforço em várias redes sociais, nem sempre é possível dar a atenção devida a todas delas, diluindo todos os recursos de maneira que os resultados também se veem diluídos, quase imperceptíveis.

No entanto, tamanha dificuldade para definir a melhor estratégia no ambiente digital não pode ser um empecilho para definir suas ações, bem como quais são as mídias sociais adequadas.

Atente-se para algumas dicas de como definir um planejamento estratégico que ajude a agregar valor para a sua marca.

Estar nas redes sociais me garante uma boa presença digital?

Ao traçar uma estratégia de marketing em mídias sociais, deve-se primeiramente delinear o perfil do seu público.

Assim, é importante perceber gostos, hábitos de consumo, comportamentos na internet, mídias sociais em que esse público costuma interagir, como e quando interage, entre outras informações que podem ser relevantes para definir tal público.

Uma vez que a marca tenha entendido com quem está de fato se relacionando e com quem gostaria de se relacionar, consegue verificar se está presente (ou não) nas redes sociais mais relevantes ao seu negócio.

Tal percepção ajudará em um posicionamento mais assertivo nessas redes.

Estar nas redes sociais me garante uma boa presença digital?

O fato de postar ou não com uma certa periodicidade nas mídias sociais é outro fator que pode comprometer a estratégia nas redes sociais.

Participar de várias exige dedicação exclusiva e uma equipe capacitada para atender a essa demanda com qualidade.

Se a marca deixa alguns dos perfis “abandonados”, postando só de vez em quando, pode espantar sua audiência pela falta de comprometimento.

Para diminuir riscos neste sentido, faça uma boa pesquisa junto à sua audiência e monitore a participação do seu público-alvo.

Caso opte por manter seus perfis em diferentes redes sociais, organize-se para ser mais ativo e constante.

Essa atitude demonstra respeito pelo relacionamento com seus seguidores e a vontade da empresa em construir uma relação de confiança e credibilidade.

Estar nas redes sociais me garante uma boa presença digital?

Antes de qualquer implementação, é preciso definir uma estratégia.

Assim, é importante responder a uma questão muito relevante: o que a marca almeja conquistar marcando presença nas mídias sociais?

Caso não tenha esses objetivos bastante claros, a marca pode perder grandes oportunidades de negócios por falta de foco no ambiente digital.

Dessa forma, recomenda-se traçar um objetivo para cada rede, estabelecendo metas e métricas de acompanhamento para ver se a estratégia está sendo de fato eficiente.

Uma das grandes vantagens das redes sociais é que os resultados podem ser medidos em tempo real, promovendo insights importantes para que a marca maximize seus resultados e mantenha sua concentração naquelas que realmente trazem retorno para o seu investimento.

Observando esses três pontos, já é possível verificar se a presença digital da sua marca está sendo feita de maneira assertiva ou não, bem como redefinir aspectos que não estão bem delimitados!

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *