Você sabe qual é seu ROI?

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Houve um tempo em que todos os investimentos em ações estratégicas de uma empresa eram realizados sem o devido monitoramento e sem evidenciar os resultados obtidos por uma determinada ação.

Mas esses tempos ficaram para trás.

Se na sua empresa isso ainda é uma prática comum, pare com isso já!

Atualmente, as tecnologias digitais somadas aos modelos de gestão dinâmicos e inovadores permitem que os resultados oriundos de um investimento possam ser apurados de maneira sistemática e organizada, evidenciando quais investimentos apresentaram um retorno acima ou abaixo das expectativas.

Essa análise é chamada de ROI, sigla do termo em inglês Return On Investment, que em português significa “retorno sobre o investimento”.

O ROI é um indicador que tem como objetivo relacionar o total investido em uma determinada ação ou atividade empresarial e os resultados que essas ações ou atividades apresentaram para a empresa.

Leitura recomendada: O verdadeiro propósito de uma empresa.

Seja em uma campanha de marketing criada para aumentar as vendas de um produto, seja na utilização de uma nova ferramenta tecnológica para a redução de tempo para a realização de uma atividade, mensurar o ROI é fundamental para que todo investimento possa ser analisado de maneira independente.

A análise de ROI é muito importante para identificar as ações e estratégias empresarias com melhor desempenho e que por isso podem ser replicadas ou expandidas.

O indicador é capaz de apontar os investimentos que apresentaram resultados deficitários, cabendo aos gestores reestruturá-los ou eliminá-los.

Sem essa análise, os gestores passam a ter um maior respaldo estatístico para a tomada de decisões.

E como calcular o ROI?

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Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / Custo do investimento

Observe que o lucro não é o ganho total em vendas, mas a margem de lucro sobre cada venda. O custo do investimento deve incluir todas as despesas.

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 9

Nesse exemplo meramente ilustrativo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial.

Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

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Pronto, agora você já pode calcular o ROI da sua empresa!

Ao fim de cada nova ação de publicidade/marketing recalcule novamente o ROI, dessa forma você saberá quando foi assertivo ou quando o dinheiro não foi bem investido. 🙂

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