O que são Métricas de Vaidade e como aproveitá-las

Tempo de leitura: 2 minutos

Talvez você esteja acostumado a ouvir que métricas de vaidade são perigosas e que podem fazer com que o empreendedor se engane ao dar atenção à elas.

O post de hoje vai lhe mostrar que pensar assim nem sempre é o mais indicado.

Você pode sim tirar proveito de métricas de vaidade.

Calma lá, deixe-me explicar desde o início…

O que são Métricas de Vaidade?

métricas de vaidade

Métricas de vaidade são dados que nos causam uma sensação boa, elas fazem parecer que tudo está indo muito bem num contexto geral.

Geralmente elas são números absolutos, com pouco contexto, sem entender a causalidade total.

É como olhar um indicador ao longo do tempo, perceber que ele mudou, mas não saber entender porquê ele mudou ou o que você fez para impactá-lo.

Essa é uma situação típica de métrica de vaidade.

Principal exemplo de métrica de vaidade

• Total de clientes

Esse número quase sempre aumentará ao longo do tempo.
Se você não analisar métricas de suporte, quanto seus clientes estão gastando contigo e quanto custa para adquiri-los.

O simples número total de clientes não vale pra muita coisa.

“No nosso software para concessionárias, nós exibimos para nossos clientes o número de clientes que passaram pela oficina. Essa métrica de vaidade motiva a equipe pois geralmente são números altos. Porém o mais importante é a análise posterior , onde será medida a satisfação do cliente com o atendimento, o serviço prestado e o resultado que esses serviços geraram para a concessionária.” – Siro Canabarro – Tecinco Tecnologia

Mas e aí? De que maneiras as métricas de vaidade podem ajudar?

Elas podem fazer com que sua equipe fique envolvida emocionalmente com o dashboard.

Todos nós ficamos felizes com feedbacks positivos. Eles motivam e mantém a pessoa emotivamente envolvida.

É claro que você não deve usar métrica de vaidade no indicador mais importante.

Entregue pequenos feedbacks positivos como o número de clientes, a lista dos produtos mais vendidos, número de fans no facebook, entre outros.

Resumo da obra:

  • Tenha em mente que métricas de vaidade são apenas pequenos feedbacks positivos para envolver seu time ou seus clientes. Não concentre sua energia estratégica neles.
  • Reconheça quando você está manipulando uma métrica de vaidade;
  • Seja muito claro sobre qual é o seu propósito ao compartilha-lo;

Veja também esse post que falamos um pouco mais sobre indicadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *