Métricas: Como avaliar a performance da sua equipe de vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Análise de métricas é a mensuração dos resultados da equipe de vendas.

Porém, vender não significa que as metas estão sendo atingidas conforme o planejado.

E se você não sabe que tipo de ferramenta utilizar para começar a mensurar os resultados sua equipe de vendas, meu amigo, esse post é pra você.

Vem comigo que eu te mostro no caminho…

Mensure resultados, utilize métricas

O uso das métricas possibilita que você consiga planejar melhor o caminho a ser seguido.

Pois é a partir das métricas que são detectadas oportunidades de vendas e onde é possível visualizar de que maneira a performance da equipe pode ser melhorada.

E mais: as métricas tornam-se meios de motivação para os colaboradores. métricas
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Uma vez que quando se têm metas a atingir a postura de trabalho passa a ser outra se comparado quando não têm números a ser perseguidos.

Conheça as 5 principais métricas para vendas…

1. Por período de tempo:

métricas por tempo

A métrica mais importante para começar a mensurar os resultados da sua empresa é referente ao número de vendas realizado em um determinado período de tempo.

É indicado que inicialmente seja utilizado o período de um mês.

Porém dependendo do ramo do seu negócio pode ser usado mais de um período de tempo para verificar os resultado.

Como por exemplo, as concessionárias de carros que são afetas por períodos de poucas vendas e outros período de aumento de vendas.

Dessa forma, você poderá avaliar com maior precisão qual é a realidade vivida por sua empresa, se é de expansão ou retração, e se a sua equipe está tendo uma performance eficiente de trabalho.

2. Quantidade de produto vendido:

Através dessa métrica será possível saber qual produto está sendo vendido mais e outro que não tem tanta saída.

Com o resultado você pode traçar uma estratégia de marketing para alavancar suas vendas.

3. Ticket médio


Com essa métrica você saberá qual é o valor médio adquirido por cliente.

E mais: saberá como estão as vendas da equipe em reais.

Através dessa métrica é possível agregar valor ao produto e, consequentemente, haverá aumento do ticket médio da empresa.

Um exemplo dessa métrica é no momento de vender um automóvel.

Ao invés do vendedor apenas vender o automóvel com itens de série, ele pode apresentar ao cliente caraterísticas do carro que mostrem como aquela aquisição trará benefícios para a vida do cliente.

Ou ainda, ao vender a revisão do carro mostrar como essa atitude será benéfica para ele no futuro.

São atitudes assim que o produto que a sua empresa venda tem mais valor agregado.

4. Percentual médio de vendas de sucesso

Essa métrica mostra quantas vendas são fechadas com sucesso.

Para que os resultados sejam atingidos é preciso entender o problema do seu cliente e mostrar como sua empresa pode ajudá-lo a solucionar.

Sendo assim, a postura do vendedor não é apenas vender um produto, mas sim vender um produto que atenda as necessidades do cliente.

Com isso o percentual médio de vendas efetuadas com sucesso aumenta.

5. Velocidade das vendas

Há empresas onde as vendas demoram mais para serem fechadas.

Por isso que a métrica de velocidade das vendas permitirá saber quanto tempo, em média, cada venda demora para ser concretizada.

A melhora desse índice pode ser feito com a apresentação de alguns prazos para que fique ciente do próximo passo da compra.

Um exemplo disso, seria informar a validade da promoção ou do aumento de preços previstos.

Você tem alguma dúvida sobre como usar as métricas? Deixe seu comentário com sua dúvida ou compartilhe conosco suas experiências.

Veja também nosso post sobre indicadores.

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