O que é esse tal de OKR? E qual é a sua importância?

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OKR (sigla p/ “Objectives and Key Results”, ou “Objetivos e Resultados-Chave”) é um sistema de definição de metas usado por grandes empresas, como Google, Spotify, LinkedIn e outras.

É uma abordagem simples para criar alinhamento de todas as equipes e envolvimento em torno de metas mensuráveis e ambiciosas.

E qual é a grande diferença entre os métodos tradicionais de planejamento e o OKR?

OKRs geralmente são trimestralmente definidos, rastreados e reavaliados.

Duas pessoal falando sobre OKR

O OKR é um processo de cadência rápida e simples que engloba a perspectiva e a criatividade de cada equipe.

OKRs existem para criar um “alinhamento” e para definir a cadência para a organização.

O objetivo é garantir que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.

O conceito original da OKR veio da Intel e se espalhou para outras empresas do Vale do Silício.

O Google passou a usar o OKR em seu primeiro ano, em 1999. Cresceu de 40 em 99 para mais de 60 mil hoje.

E engana-se quem acredita que somente empresas digitais usam esse método: Walmart, Target, The Guardian, Dun e Bradstreet são exemplos de empresas não-digitais que são adeptas.

Compreendendo os componentes OKR

John Doerr, responsável pelo método OKR e por tê-lo aplicado na Intel e no Google, é um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Ele segue uma fórmula bastante simples para estabelecer metas:

Eu vou _______________ medindo isso da seguinte maneira _______

Um objetivo adequado deve descrever o que você conseguirá e como você vai medir sua conquista.

As palavras-chave aqui são “conforme medido por”, uma vez que a medida é o que faz da meta um objetivo.

Sem ele, você não tem objetivo, tudo o que você tem é um desejo.

A fórmula de Doerr é a melhor maneira de explicar a estrutura de um OKR: Eu (Objetivo), conforme medido por (este conjunto de Resultados Chave).

Assim, como o nome indica, o OKR possui dois componentes: o Objetivo e os Principais Resultados:

Objetivos: são descrições qualitativas do que deseja alcançar, preferencialmente descrita de uma maneira que seja fácil de memorizar.

Os objetivos devem ser curtos, inspiradores e envolventes. Um Objetivo deve motivar e desafiar a equipe;

Resultados-Chave: são um conjunto de métricas que medem o seu progresso em direção ao Objetivo.

Para cada Objetivo, você deve ter um conjunto de 2 a 5 Resultados Chave.

Ter mais Resultados-Chave do que isso fará com que ninguém se lembre deles.

Todos os principais resultados devem ser quantitativos e mensuráveis.

Como Marissa Mayer, ex-vice-presidente do Google, disse: “Se não tiver um número, não é um Resultado Chave.”

Um exemplo

Você tem uma empresa de software, cuja comercialização se dá pelo meio online, e está buscando um OKR para sua empresa.

Vamos lá, em primeiro lugar, precisamos de um Objetivo.

Um exemplo pode ser “Criar uma Experiência do Usuário Incrível”.

Não é ótimo?

Mas como você saberia se a experiência do cliente está sendo incrível?

Lembre-se, sem medição você não tem Objetivo.

É por isso que precisamos de resultados-chave.

Como podemos medir se estamos oferecendo uma incrível experiência com o cliente?

O Net Promoter Score e a Taxa de Recompra seriam duas boas opções.

Os nossos clientes se sentem tão bem com sua experiência conosco que nos recomendariam a outras pessoas e comprariam novamente em nosso site?

Mas medir o NPS e a Taxa de Recompra por si só pode trazer para nós a mensagem errada.

Pode nos encorajar a tornar o cliente feliz a qualquer custo, mesmo que esse não seja benéfico para a empresa.

Portanto, podemos incluir uma contramedida, como o Custo de Aquisição do Cliente.

Custo e implementação do OKR

Queremos tornar nossos clientes satisfeitos enquanto mantemos os custos sob controle.

Portanto, o exemplo completo seria:

Objetivo: Criar uma Experiência do Usuário incrível;
Resultados-Chave: Melhorar o Net Promoter Score de X para Y;
Melhorar a Taxa de Recompra de X para Y;
Manter o Custo de Aquisição de Cliente abaixo de X.

Com o Dashboard todos os objetivos e metas pode ser controlados e mostrados de diversas formas: Smartv, desktops e apps.

Com ele também é possível colocar alertas para o objetivos/metas atingidos e também os que estão com algum problema e precisam ser revistos.

E então, acredita que é possível de aplicar OKRs em sua empresa?

Então não perca o nosso próximo post, aonde aprofundaremos um pouco mais nesse assunto!

FOTO HISTÓRICA

Essa é toda a equipe do Google quando implementou OKR

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