O verdadeiro propósito de uma empresa

Tempo de leitura: 2 minutos

W. Edwards Deming descreveu o propósito de uma organização em seu trabalho A Nova Economia como:

“O propósito de qualquer organização é que todos ganhem – acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e o meio ambiente – à longo prazo.”

Leitura recomendada: Atender aos Desejos do Consumidor para atingir Satisfação do Consumidor.

Deming foi muito assertivo em sua colocação.

O “senso comum” diz que o propósito de qualquer organização é ganhar dinheiro.

propósito

Eu discordo.

Recompensar os proprietários é importante, mas outros stakeholders devem ser levados em conta.

Afinal, a empresa não age isolada em seu mundinho.

Mas como balancear os propósitos e os interesses de todos – proprietários, acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade e meio ambiente?

propósito

Atualmente, se pensarmos no geral, a balança está pendendo mais para os proprietários e acionistas (e o lucro).

Claro que é um fator importantíssimo, afinal de contas, são os que estão dando a cara à tapa para riscos, mas os outros fatores também devem ser levados em conta, pois também tem seu grau de importância.

Sem bons empregos, os colaboradores buscarão novos lugares p/ trabalhar, e a empresa não funcionará sozinha.

Sem bons fornecedores, a empresa não terá os parceiros necessários para entregar seus produtos ou serviços.

Sem clientes, não haverá retorno financeiro e a empresa se tornará inviável economicamente.

Sem a comunidade, a empresa não terá a quem atender e saciar anseios e necessidades.

E sem o meio ambiente, não sobrevivemos, voltando para o mesmo problema de uma empresa sem colaboradores.

Há uma grande diferença entre aqueles que enxergam o propósito de uma empresa como sendo exclusivamente o lucro e entre aqueles que enxergam o propósito como um conjunto balanceado de fatores que precisam ser levados em conta.

E essa diferença também muda a forma com que essas empresas atuam – vide os casos de escândalos políticos que não param de surgir atualmente.

Nós da Gumga acreditamos que há sim uma forma de todos ganharem, e trabalhamos com essa convicção e esse objetivo.

Torcemos para que sejamos capazes de contagiar outras empresas com esse nosso pensamento 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *