5 minutos Quando estamos inspirados, nosso trabalho flui maravilhosamente bem. Nós temos um senso de propósito maior, puxado pelo sentimento de que nossos talentos estão sendo utilizados da melhor maneira possível. A sensação é de que estamos fazendo o que deveríamos estar fazendo. E de uma hora pra outra, assim, do nada, a inspiração evapora. Talvez um comentário negativo vindo do seu chefe te desanima, ou você não está contente com uma tarefa em específico. A inspiração pode ser frustrantemente volátil e difícil de Continue lendo

4 minutos Você com certeza já ouviu a frase: “não me traga problemas, me traga a solução”. Provavelmente até já a disse para alguém que lhe procurou informando uma situação. Pois bem, aposente ela! Mesmo com autores dizendo que esse tipo de atitude reduz o “choro” de colaboradores e aumenta o empoderamento deles, dando mais chances de que eles cresçam em suas carreiras. Mas nem todo problema tem uma solução simples. Uma empresa – e quanto maior essa empresa, maior esse problema – pode Continue lendo

3 minutos Você já ouviu falar de Thomas Edison, um grande inventor norte-americano, sendo a lâmpada incandescente seu maior legado? á ouviu falar de Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, lembrado por administradores pela verticalização da produção e pela montagem em série? E de Harvey Firestone, empresário fundador da Firestone, maior empresa de pneus do mundo durante décadas? E Charles Lindbergh, o primeiro piloto de avião a fazer sozinho a travessia do Oceano Atlântico sem escalas? Você sabia que todos eles eram grandes Continue lendo

3 minutos A geração chamada de millennials tem uma má reputação no mercado de trabalho – nem sempre merecida – de pessoas preguiçosas. Indispostas a doar-se e mimadas, graças a pessoas com pouca experiência com esse grupo de profissionais. Essa suposição é uma má interpretação de um simples fato: essa geração trabalha de maneira diferente do que a geração anterior. O segredo para gerenciar millennials com sucesso é: não há segredo. Basta manter uma mente aberta para novas ideias e disposição para escutar o Continue lendo

3 minutos A maioria das organizações dizem que estão focadas em atingir e exceder as expectativas dos clientes. Mas, como clientes, não é isso que normalmente vemos acontecer. Encantar seus clientes é algo crítico no sucesso de uma empresa à longo prazo. Clientes satisfeitos irão manter-se seus clientes até que eles vejam a oportunidade em algo que seja melhor do que o oferecido por você, ou mais barato, com um melhor custo x benefício. Clientes encantados – que se encantaram por usa empresa tendo Continue lendo

3 minutos Muitos de nós frequentemente acreditamos que não desperdiçamos tempo durante nosso expediente. Geralmente nos deparamos com pessoas que dizem “eu estava muito ocupado”. Mas é fato que nós raramente contabilizamos as horas que nós realmente passamos executando uma ou mais tarefas. O motivo por eu estar dizendo isso é que, se nós soubéssemos o tempo que estamos gastando com nossas tarefas é muito menor do que achamos, saberíamos que há um grande escopo para aumentar nossa produtividade. Leitura recomendada: Quatro dicas para Continue lendo

4 minutos Ao começar um novo negócio ou ao lançar um novo produto, a grande maioria das pessoas começa abordando as pessoas que mais facilmente se tornariam early adopters: amigos, amigos-de-amigos, pessoas do seu network. A partir daí o boca-a-boca começa. Porém, uma vez que você atinge um faturamento de R$ 1 mi, você geralmente dá de cara com o muro. Já que o boca-a-boca começa a parar de funcionar. Em algum ponto você vai ficar sem early adopters e vai precisar achar um Continue lendo

3 minutos Quando você busca atingir um nicho específico com um produto ou serviço, você não está “pensando pequeno”. Você não está limitando seu sonho. Você não está permanentemente encolhendo o potencial de sua empresa. Nichos significam foco. Num público-alvo específico, com uma dor específica. Independente de quantos tipos de clientes você poderia ajudar, ou quantos de seus problemas você poderia resolver. Não deixe sua visão otimista ou sua meta audaciosa atrapalhar o caminho de conquistar clientes, que pede por cautela. Leitura recomendada: Empreendedores Continue lendo

3 minutos Querendo ou não, Steve Jobs impactou em sua vida. Suas inovações tocaram o mundo dos computadores, do cinema, da música e dos dispositivos móveis. Além disso, Steve Jobs comprovou que – mesmo nos dias atuais – uma apresentação pode inspirar pessoas. Para empreendedores, o maior legado que ele deixou foi o conjunto de princípios que guiaram o seu sucesso. No post de hoje, falamos sobre esses princípios. Veja a seguir: Faça o que você ama Uma vez Jobs disse “pessoas com paixão Continue lendo

9 minutos Ao contrário do que muita gente pensa, ser um líder não é um trabalho intuitivo. Você não “nasce com o dom”. E, infelizmente, pouquíssimo se ensina na faculdade ou MBA sobre ser líder. É um dos trabalhos mais difíceis, mais estressantes e menos óbvio que uma empresa pode ter. Mas quando você finalmente começa a aprender a fazer esse trabalho da forma correta, você se torna um dos ativos mais valiosos para sua empresa. Apesar da dificuldade, ignorar esse trabalho – ou Continue lendo