6 minutos Para mudar o status quo, é importante ser ambicioso e ter fome de resultados, sempre com uma visão clara de onde sua energia deve ser direcionada. É justamente aqui que metas entram na história. Leitura recomendada: Motivação: descubra aqui o que fazer para manter a positividade David Schwartz, autor de A Mágica de Pensar Grande, escreveu “uma meta é mais do que um sonho, é um sonho no qual está se trabalhando em cima”. Nas palavras de Wayne Gretzky – considerado por Continue lendo

5 minutos É muito frequente, quando o assunto é liderança, ouvirmos histórias de grande sucesso. Existem por aí inúmeros ótimos livros e ferramentas à disposição de líderes que deveriam ser inevitáveis o sucesso, a competência e a eficiência. Mas sabemos que não funciona assim, pelo simples fato de liderança envolver pessoas, e pessoas são criaturas bastante complexas. Leitura recomendada: Sua empresa está preparada para o novo mundo digital? Sempre que você estiver lidando com pessoas, as coisas não serão assim tão simplistas. Outro fator Continue lendo

5 minutos Enquanto tecnologias digitais entram em todos os aspectos de suas operações, empresas ao redor do mundo antecipam a necessidade de uma mudança massiva nos próximos cinco anos. Mas é possível que as empresas se adaptem rápido o suficiente? Em uma pesquisa feita pela Harvard Business Review com 376 líderes de empresas estadunidenses, quase todos afirmaram que esperam que a pressão para mudanças só irá ficar cada vez mais forte. Leitura recomendada: É hora de aposentar o “não me traga problemas, traga a Continue lendo

4 minutos As chances são grandes de você estar procrastinando algo nesse exato momento. Talvez você inclusive esteja lendo esse post para procrastinar algo que você tem a fazer. Pode ter certeza, se você passar a fazer um controle rigoroso sobre seu tempo, vai perceber que você procrastina muito mais do que imagina. Você já se perguntou o porquê você procrastina alguma tarefa, mesmo que ela tenha sido desenhada para atender os seus melhores interesses? Leitura recomendada: Diversão obrigatória: já parou para pensar sobre Continue lendo

4 minutos Um problema bastante comum que as empresas enfrentam – principalmente quando elas deixam de ser empresas de 5, 10 funcionários e passa a ser uma empresa de 100 funcionários ou mais – é a falta de conexão social entre os colaboradores. Muitas são as tentativas de reverter esse quadro. Leitura recomendada: Como o processo de inovação da sua empresa deveria ser? Almoços gourmet semanais (que acabam não acontecendo depois de algum tempo por falta de interessados), fliperamas parados, “salas de lazer” abandonadas, Continue lendo

5 minutos Aqui está um fato muito simples sobre negócios: sem clientes para comprar seu produto/serviço, você não vai fazer dinheiro. Quase todas as decisões que você toma – o que você vende, quanto vai pedir pelo que vende, aonde você está localizado, quem você contrata – são tomadas a partir da ideia de trazer o máximo de clientes para sua empresa. E otimizar as chances de que esses clientes acabem comprando seu produto/serviço. Leitura recomendada: Como o processo de inovação da sua empresa Continue lendo

4 minutos Então você estava em seus afazeres diários, quando de repente teve uma boa ideia. Essa é aquela que você acredita que vai mudar tudo, que irá te deixar milionário. Investidores vão fazer fila para colocar o dinheiro deles em sua ideia, você vai comprar uma casa numa ilha paradisíaca e sair na capa da Forbes, tudo graças a essa sua maravilhosa ideia. Mas, vem cá… como você sabe que é uma boa ideia? “Sexto sentido”, “algo está me dizendo que sim”, “tenho Continue lendo

4 minutos A pesquisa de mercado é um passo muito importante para todas as startups, pois, entre outras coisas, ajuda você a entender se o que você está oferecendo irá gerar demanda. Uma vez que você tiver uma noção clara de quem são seus clientes, você deve pensar no seguinte: * Aonde estão essas clientes? * Quantos são esses clientes? * O que esses clientes esperam do seu produto/serviço? * Como você pretende chegar até esses clientes? Responder essas perguntas dará a você uma Continue lendo

4 minutos Empresas e agências governamentais geralmente cometem o erro de olhar para a inovação como um “ajuntado” de atividades sem disciplina ou sem regulamentação. Na realidade, para que a inovação venha a contribuir com uma empresa ou com uma agência governamental, ela deve ser pensada como um processo, desde o começo de seu desenvolvimento. Quando empresas não possuem um pipeline formal de inovação, aprovações de projetos tendem a ser embasadas em quem tem a melhor demo ou slides, ou nos lobbies mais fortes. Continue lendo

4 minutos O e-mail foi uma enorme revolução na forma de se comunicar, seja pessoal, seja profissionalmente. Mas ainda hoje muitas pessoas não conseguem lidar com esse meio de comunicação da maneira correta. Um estudo de 2015 feito pela McKinsey – líder mundial em consultoria empresarial – mostrou que, na área de tecnologia, colaboradores gastam em torno de, em média, 28% de seu tempo de seu expediente escrevendo ou lendo e-mails. A mesma pesquisa aponta que, em média, os colaboradores da área de tecnologia Continue lendo