4 minutos Ao começar um novo negócio ou ao lançar um novo produto, a grande maioria das pessoas começa abordando as pessoas que mais facilmente se tornariam early adopters: amigos, amigos-de-amigos, pessoas do seu network. A partir daí o boca-a-boca começa. Porém, uma vez que você atinge um faturamento de R$ 1 mi, você geralmente dá de cara com o muro. Já que o boca-a-boca começa a parar de funcionar. Em algum ponto você vai ficar sem early adopters e vai precisar achar um Continue lendo

11 minutos Essa é aquela época do ano: que está refletindo em tudo o que você realizou nos últimos oito meses. Mas não é apenas um momento para olhar para trás, é hora também de olhar para frente. O que você deseja realizar ainda esse ano, e qual é o melhor caminho a seguir? Muitas empresas grandes usam OKRs para um planejamento anual e trimestral bem sucedido; de fato, o Google acredita o processo com o seu crescimento exponencial e sucesso. Mesmo se você Continue lendo

14 minutos Theodore Roosevelt uma vez disse: “em qualquer momento de decisão, a melhor coisa que você pode fazer é a coisa certa, a próxima melhor coisa é a coisa errada, e a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada”. Faz sentido. No entanto, quando se trata do processo de tomada de decisão, muitos de nós ainda ficamos paralisados. Ficamos aterrorizados com a possibilidade de fazermos um movimento errado e, como resultado, ficamos congelados com a vazia esperança de que a Continue lendo

4 minutos Quando você trabalha com marketing, tem uma coisa que você aprende muito rápido: sempre há mais trabalho a ser feito. Novos trabalhos aparecem todos os dias, e as campanhas de alta prioridade são substituídas por iniciativas urgentes que precisam ser feitas o mais rápido possível. Além disso, existem janelas de oportunidade que passam rápido feito um tiro, então você precisa martelar o ferro enquanto ele ainda está quente, senão já era! Ser reativo sempre é muito cansativo, e é difícil organizar corretamente Continue lendo

3 minutos Você já ouviu falar do “the 5 Whys”? É uma metodologia muito simples – contudo, muito poderosa – para se utilizar quando você precisa tratar um problema em si, e não somente os “sintomas” desse problema. E, pasme, todos nós fazíamos muito isso em nossa infância, mas eventualmente paramos. Leitura recomendada: Como evitar erros de marketing que novas empresas cometem – Parte I Como funciona? Simples: você repete a pergunta “por que?” por cinco vezes. Pergunta: Por que eu tenho que ir Continue lendo

6 minutos Há inúmeros riscos envolvidos em se iniciar um novo negócio, e muitas coisas para serem feitas, então é compreensível quando algo “passa batido”. Infelizmente, o marketing é uma área que muitos dos proprietários de novas empresas negligenciam, ou tratam como algo “a ser feito depois”. Leitura recomendada: 3 erros que você pode evitar para encontrar o seu propósito maior Desenvolver uma estratégia de marketing é tão importante quanto criar um orçamento. É um elemento-chave no crescimento de uma base de clientes e Continue lendo

7 minutos “Estamos quase terminando, só estamos esperando o feedback de…” Essa frase lhe soa familiar? As coisas estão progredindo maravilhosamente bem no projeto, quando de repente tudo para, porque alguma liderança precisa avaliar tudo. Leitura recomendada: É possível ser um grande líder sem ter conhecimento técnico? Não que a contribuição de um líder não seja valiosa – ela é! Os líderes são pessoas ocupadas. Quando chega a hora de obter sua contribuição em um projeto, muitas vezes eles não têm conhecimento prévio suficiente Continue lendo

Pessoa com pressa

6 minutos “Eu preciso disso pronto o mais rápido possível”. “Você pode começar essa tarefa o mais rápido possível?” “Vamos nos encontrar o mais rápido possível para discutir isso!” Você ouviu várias vezes ao longo de sua vida a frase “tempo é dinheiro”. Então, inserir essa ideia de “o mais rápido possível” em toda tarefa que você fizer, é uma boa maneira de economizar dinheiro, não é mesmo? Todo mundo precisa de tudo, e tudo precisa ser urgente. Familiarizado com essa realidade? Mas como Continue lendo

4 minutos Existe uma ideia bastante difundida em nossa sociedade, de que as habilidades que você precisa para ser um líder são mais ou menos “transferíveis”. Se você pode inspirar e motivar as pessoas em uma arena, você tem o necessário para aplicar essas habilidades em outro local, como uma empresa. Mas pesquisas recentes estão desafiando esta noção. Estudos sugerem que os melhores líderes sabem muito sobre o território em que estão liderando, e parte do que os faz bem-sucedidos no papel de liderança Continue lendo