Persona: você sabe o que é e para que ela serve?

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Aqui está um fato muito simples sobre negócios: sem clientes para comprar seu produto/serviço, você não vai fazer dinheiro.

Quase todas as decisões que você toma – o que você vende, quanto vai pedir pelo que vende, aonde você está localizado, quem você contrata – são tomadas a partir da ideia de trazer o máximo de clientes para sua empresa.

E otimizar as chances de que esses clientes acabem comprando seu produto/serviço.

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Para tornar essa tomada de decisão mais simples e efetiva, muitas empresas desenvolvem personas (personagens fictícios que representam as principais características de um grupo de clientes – ou possíveis clientes – de uma empresa).

O objetivo é para auxiliar a todos os envolvidos a visualizar as escolhas certas sobre o início do projeto, o crescimento do negócio e a divulgação do seu produto/serviço.

O que é uma persona e para o que serve?
O sucesso em marketing e no desenvolvimento de um produto/serviço vem a partir de uma compreensão aprofundada sobre seus clientes.

Sua habilidade de se colocar no lugar de seu cliente, compreender seus problemas, necessidades, desejos, aspirações e ambientes – na verdade, todos os aspectos da vida deles – irá guia-lo ao sucesso.

Ser capaz de pensar e agir como seus clientes é a chave para ser capaz de se comunicar com eles de maneira eficiente.

Por isso uma das grandes recomendações do mundo do empreendedorismo – e que chama bastante a atenção de investidores – é que o empreendedor busque desenvolver um produto/serviço que resolva problemas que eles mesmos enfrentam em seus dia-a-dia.

Obviamente é muito mais fácil desenvolver um produto e campanhas de marketing quando você sabe exatamente quem são seus clientes e como eles vão reagir para diferentes tipos de marketing, porque o cliente é você.

Se você está tentando se comunicar com pessoas iguais a você, você vai ter uma vantagem enorme, pois você sabe exatamente como você (e, por consequência, seus clientes) irão reagir.

E se sua empresa está resolvendo um problema que você pessoalmente não tem?

E se você não faz parte de seu público-alvo? Isso é ruim? Como começar a enxergar sua empresa através dos olhos do cliente?

Podemos resolver esse problema através da criação de personas, que irão dar a você o insight necessário para como a mente de seus clientes funciona.

Há dois tipos de personas geralmente utilizados: buyer persona e persona usuária.

Dependendo da natureza de seu negócio, você precisa só de uma delas.

O segredo é não cair na tentação de criar várias personas e acabar com nenhuma.

Agora que você sabe o que é uma persona, e para qual finalidade ela serve, que tal aprender como criar uma?

Continue lendo esse post que iremos mostrar quais informações você precisa levantar, como organizá-las e como conseguir extrair essas informações de seu público-alvo!

Você ser capaz de se colocar no lugar de seus clientes e pensar/agir como eles é a chave para uma estratégia de comunicação e marketing bem-sucedida.

Mas como construir essa persona? Vamos lá!

Background profissional e pessoal
Você basicamente precisa descrever o que seu público-alvo geralmente faz e em que posição ele está em sua carreira.

Você também deve expandir o background para o nível educacional do persona, os hobbies que ele pode vir a ter, o que gosta e o que não gosta.

Informações demográficas
Aqui, evite entrar em coisas como “40% homens, 60% mulheres”.

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Você está criando um personagem fictício para esse exercício, então seja específico sobre gênero, idade, status familiar, etnia, etc.

Uma vez que você criou um persona para representar seu público-alvo principal, você pode pensar em criar personas secundárias que possam vir a representar outros públicos-alvo de sua empresa.

Mas, por hora, foque no principal e seja bastante específico, com o maior número de detalhes possível.

Objetivos
Quais são os objetivos de sua persona? Muitas vezes os objetivos vão estar muito acima do problema imediato que sua empresa resolve.

Por exemplo, uma empresa pode oferecer inglês focado em negócios, e o objetivo do persona seja um MBA em uma universidade norte-americana.

A empresa não vai resolver o objetivo imediato do persona, mas aprender inglês com certeza é um passo seja capaz de cursar um MBA nos EUA.

“Eu quero/preciso”

O que seu persona quer e/ou precisa para que alcance os objetivos que você definiu para ele?

Usando o exemplo anterior, ele precisa aprender inglês, precisa ter um bacharelado, e precisa ter algum diferencial capaz de fazer com que uma universidade dos EUA o aceite para cursar um MBA.

Preocupações
Que tipo de preocupações tem seu persona? Estaria ele preocupado com segurança?

Ou talvez preocupado com uma potencial dificuldade de devolução do produto adquirido? Quão importante é a durabilidade de um produto?

Comportamento de compras
A maioria dos clientes vai comprar de você com frequência, ou a compra é feita uma vez na vida?

Seu cliente é leal a uma marca? Ele já solucionou seu problema alguma vez e atingiu seu objetivo?

Foto
Para completar sua persona, acrescente ao perfil uma foto.

Afinal de contas, o persona deve ser real para você e para seu time, e acrescentar uma foto vai lhe auxiliar com isso.

Pode parecer contraintuitivo apenas focar em uma pessoa, mas focar em uma única pessoa que é uma boa representação das características gerais dos seus clientes irá fazer sua estratégia de marketing ser muito mais efetiva.

Algumas coisas para manter em mente:
* Não embase seu persona em um cliente real; um bom persona é feito a partir de todos os seus clientes-alvo e irá ter elementos de várias dessas pessoas;
* Não embase seu persona em estereótipos. Não tire suas conclusões sobre os interesses do seu persona baseando-se apenas na idade, gênero ou localização – faça sua pesquisa e deixe que seus clientes falem!

Você conseguiu criar um persona para seu negócio? Conte para nós nos comentários como foi sua experiência!

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