Quatro dicas para você aumentar sua produtividade

Tempo de leitura: 3 minutos

Conquistar a autodisciplina não é um trabalho fácil.

Ainda mais nesses tempos insanos em que vivemos, em que você pode receber facilmente 20 notificações diferentes em apenas alguns segundos.

Whatsapp, Facebook, SMS, caixa de entrada do e-mail, telefone tocando, é fácil se perder no meio de toda essa loucura.

Hoje trouxemos quatro dicas para que você se discipline em ser o mais produtivo possível durante seu dia-a-dia. Confira!

Cumpra três tarefas até o meio-dia
Estatísticas mostram que um time que está na frente no primeiro tempo de um jogo tem mais de 80% de chances de vencer esse mesmo jogo ao fim do segundo tempo.

Isso vale também para times no mundo empresarial.

É uma crença bastante comum que o prazo apertado faça com que a produtividade aumente, e isso pode até ser verdade em alguns casos, mas o nível de erros durante a execução do processo será bastante grande.

Concluir ao menos três tarefas durante o período da manhã lhe dará uma sensação de dever cumprido durante seu descanso para o almoço, e muito mais ânimo para suas tarefas da tarde.

Quebre projetos em partes
Você já ouviu falar da história do jarro com pedras e areia?

Se ouviu, já sabe do que estamos falando, e pode pular para a próxima dica. Se não, preste atenção, pois é uma história simples, com muita sabedoria.

Você tem um jarro cilíndrico, e precisa enchê-lo de pedras grandes, pedras pequenas e areia, de forma que não existam vãos.

Se você jogar a areia primeiro, as pedras pequenas na sequência e, por fim, as pedras grandes, vão haver em seu jarro muitos espaços vazios, sem encaixe.

Agora, colocando as pedras grandes por primeiro, preenchendo os espaços vazios com as pedras pequenas na sequência e, por fim, preenchendo todo o restante com areia, fará com que os vãos nesse jarro sejam praticamente nulos.

Para ser produtivo, é isso que você deve fazer: quebre seu projeto em partes, comece seu dia avançando nas partes maiores, garantindo que as próximas partes fiquem cada vez menores.

Se você deixar as grandes tarefas para o fim do dia, muito provavelmente chegará nelas já cansado.

produtividade

Leitura recomendada: Veja 6 dicas simples para você aprender a delegar tarefas

Busque lidar ao mesmo tempo com tarefas semelhantes
Para aqueles que estudaram Administração, com certeza já ouviram falar de Taylor e Ford, que lutavam pela maior produtividade possível otimizando processos e os tornando os mais repetitivos possíveis, para que a chance de erros fosse minimizada.

A mente humana dispara durante tarefas repetitivas.

Reunindo todas as tarefas de seu projeto que sejam semelhantes entre si e as atacando ao mesmo tempo irá fazer com que você seja muito mais rápido e eficiente em sua execução.

Use a técnica Pomodoro
É uma técnica simples, que pode ser auxiliada até mesmo por aplicativos de celular, ou por um simples relógio de pulso.

Primeiramente, faça uma lista com todas as suas tarefas pendentes. Desconecte-se de absolutamente tudo que possa atrapalhar sua concentração (coloque seu celular em modo avião, feche o Outlook, coloque o celular em modo silencioso).

Em seguida, cronometre 25 minutos, e foque 100% em suas tarefas.

Não faça absolutamente nada que não tenha a ver com suas tarefas.

Ao fim dos 25 minutos, faça um intervalo de 5 minutos, aonde você pode levantar-se, fazer uma caminhada, se alongar, dar uma olhadinha no Whatsapp, qualquer coisa.

Passados os 5 minutos, risque as tarefas concluídas de sua lista, e inicie mais um ciclo. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos.

produtividade

Nossa sugestão de aplicativo é o Pomodoro Timer Lite

Gostou das dicas? Fique ligado em nossos posts. Sempre temos novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *